Jonathan Bree

Venha desfrutar deste artista único e singular chamado Jonathan Bree.

JONATHAN BREE (NZ)

Jonathan Bree é um músico da Nova Zelândia, conhecido por composições melódicas em que canta sobre a vida moderna e o amor, em partes de cordas que deslizam precariamente entre notas e sinos de dulcitones. O resultado final é uma paleta musical que poderia ser descrita como dark Disney. Esses elementos estão presentes em seu grande sucesso viral, ‘You’re So Cool’, que atualmente tem mais de 24 milhões de visualizações no YouTube.

Seus shows ao vivo também lhe renderam um culto de seguidores em todo o mundo. Membros da banda mascarados em roupas pioneiras são colocados contra um pano de fundo de projeções cinematográficas criadas especificamente para cada música. Incomum para um show indie, ele também tem dois dançarinos que executam rotinas coreografadas de outro mundo junto com a música.

Depois que "You’re So Cool" se tornou viral, muitos provavelmente presumiram que Jonathan Bree era um novo artista. Ele começou a escrever suas próprias canções aos 9 anos e tocou ao vivo como baterista na banda de seu primo até os 13 anos. Isso foi interrompido após ser enviado para morar na Austrália com seu pai, que era um aspirante a líder de culto. Bree posteriormente saiu de casa e navegou de forma independente em sua adolescência.

Quando Bree voltou para a Nova Zelândia, ele formou The Brunettes, que em seus anos ativos viajou pelo mundo e lançou músicas através da Sub Pop Records e do próprio selo de Bree, Lil Chief Records. As frustrações de tentar seguir esse caminho tradicional para o sucesso o levaram a uma longa pausa no lançamento de sua própria música. Nesse ínterim, ele produziu a música ‘The Cigarette Duet’ para a Princess Chelsea (em 2011) e dirigiu seu vídeo viral.

Quando ele finalmente voltou a lançar sua própria música, foi como um artista solo com o álbum The Primrose Path (2013). Sua única promoção foi enviar para o YouTube um vídeo com a duração do álbum inteiro, com ele mesmo assistindo a programas em seu laptop na cama, acompanhado por sua namorada e um gato.

O segundo álbum de Bree, A Little Night Music (2015), fez com que ele adotasse uma abordagem mais cinematográfica, ao mesmo tempo que mantinha melodias e ganchos fortes. No entanto, é o seu álbum menos focado no pop até agora e apóia-se mais pesadamente em paisagens sonoras clássicas - Nick Cave encontra a Suíte Quebra-Nozes. ->

Foi durante a campanha do álbum que Bree apresentou pela primeira vez o conceito de sua banda mascarada de época. O single / vídeo de estreia ‘Weird Hardcore’ (2014) apresentou seus músicos como se estivessem dentro de uma linha do tempo distorcida, acho que Amadeus encontra The Old Gray Whistle Test. Há rumores de que nessa época Jonathan adquiriu uma máquina do tempo ...

Na preparação para seu 3º álbum, Sleepwalking, ele lançou ‘You’re So Cool’, que foi nomeado o Vídeo do Ano da Time Out New York. Sleepwalking (2018) tem um elemento pesado orquestrado com cordas reais, trompas e vocais celestiais e soprano. Seus arranjos têm uma influência distinta do pop orquestral de uma época passada (pense em Lee Hazlewood e Nancy Sinatra), mas muitas das canções entram e saem da vanguarda de uma forma que também é distintamente moderna.

O quarto álbum de Jonathan Bree, After The Curtains Close, foi lançado em julho de 2020, e mostra o pop orquestral da marca registrada do produtor dar algumas voltas inesperadas tanto para o experimental quanto para o território kitsch povoado por alguns de seus heróis franceses da década de 1960. O resultado final é um álbum que mantém o DNA musical de Bree ao mesmo tempo em que é divertido e variado.

O que poderia ser descrito como o álbum ‘desprezível’ de Bree, também poderia ser descrito como o álbum de separação de Bree. Lidando com o rompimento de um relacionamento importante, Bree revela um ano de solidão e trauma mental, ao mesmo tempo que canaliza sentimentos positivos ao abraçar o sexo e a vulgaridade em sua música, assunto tradicionalmente reservado para o homem solteiro. Bree consegue um grande equilíbrio aqui entre escuridão e tolice, pois ele faz isso sem parecer sarcástico, que é uma linha que alguns artistas podem parecer muito felizes em cruzar.

 

Videos

Confira abaixo os mais recentes videoclipes produzidos pelo artista Jonathan Bree. “Meadows In Bloom” (com Britta Phillips) e “until we done”.

 
 

Tour Dates

Jonathan Bree está EM TURNÊ AGORA, verifique as datas. Se você está procurando um show na América do Sul ou no Brasil, fale conosco.